quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

LIVRO: Uma Morte Súbita


Título Original: The Casual Vacancy
Ano: 2012
Autora: J.K. Rowling
A Minha Classificação: 10/10


My Review:

Ora bem. Nem sei por onde hei de começar...

Estava com muito "medo" de ler este livro. Sou uma grande fã de "Harry Potter" (os livros) e é claro que J.K. Rowling é um nome de destaque e referência para mim. Mas antes de começar a ler o livro, pus-me a ler críticas na Internet, algumas delas boas, mas muitas delas muito más. Pessoas que tinham desistido de ler o livro antes de chegar a meio, pessoas que diziam que o livro era extremamente difícil de acompanhar e que tinha pouco interesse. Havia apenas uma coisa em comum mencionada tanto nas criticas positivas como nas negativas, a afirmação de que este livro, nada tinha a ver com "Harry Potter". Ora bem, isso é inquestionavelmente verdade.

Estava à espera de levar cerca de dois meses a ler este livro. De fazer um esforço enorme para me concentrar na sua leitura, de revirar os olhos só de olhar para a capa e de por cada 5 minutos de leitura, estar meia hora a "brincar" na Internet. (É o que costumo fazer quando os livros não me cativam.) Bem, a verdade é que li o livro em duas semanas. E adorei. Adorei mesmo muito muito. É um livro muito pesado. Escrito de uma forma muito "crua" e real. É um livro que choca, e quando nos lembramos que foi escrito por J.K. Rowling, choca ainda mais.


Acredito que este é um dos melhores livros que já li. Se me deu tanto prazer ler este livro como me deu ler um "Harry Potter" ou um livro de Dan Brown? Não, de maneira nenhuma. Porque neste livro, não há uma página, ou até apenas uma linha, de alegria ou felicidade. Não esbocei um único sorriso ao longo das 494 páginas. Porque este livro é muito triste em tantos aspectos. Este livro aborda temas como: política, droga, sexo, violação de menores, pedofilia, auto-mutilação, violência doméstica, suicídio, entre outros. Mas acho que o que mais me impressionou neste livro foi a maneira "crua" como a maldade do ser humano é descrita e revelada. As personagens são tão complexas, tão bem pensadas e a maior parte delas, tão más e desagradáveis. Neste livro é exposto a "nu" a crueldade, o egoísmo e a mesquinhice do ser humano. E mesmo os personagens de quem poderemos vir a gostar, estão carregados de defeitos e pensamentos sórdidos. Ninguém em Pagford (a pequena cidade do livro) é genuínamente bom ou feliz. Neste livro são descritas explicitamente cenas de violação e violência doméstica. Em algumas partes pode mesmo ser perturbador. E a linguagem, tenho que mencionar a linguagem "suja" e bastante explícita, o livro está cheio de palavrões e expressões feias. Nunca tinha lido tal linguagem em absolutamente nenhum livro, e nunca pensei que a fosse ler pela primeira vez num livro de J.K. Rowling. O livro é fantástico, e dei por mim a pensar muito nele mesmo quando não o estava a ler. Eu não gosto de política mas até os capítulos mais políticos, eu li com verdadeiro interesse.

É impressionante quando pensamos que a mente que imaginou e criou o fantástico mundo de Hogwarts e toda a sua magia e criaturas mágicas, imaginou e criou também a pequena cidade de Pagford e os seus cruéis habitantes. É realmente uma mente brilhante a de J.K. Rowling. Uma das melhores escritoras da sua geração. A sua escrita não é das mais fáceis de ler, mas isso eu sempre afirmei, desde "Harry Potter", que nunca achei ser uma escrita para crianças, principalmente a partir do quinto livro. A escrita dela é bastante complexa e peculiar. O que contribui para a escritora única e especial que J.K. Rowling é. Ficarei ansiosamente à espera dos seus próximos trabalhos.

Acredito que, de uma maneira geral este livro vai chegar a muitas mãos erradas. Porque muitas das pessoas que leram e gostaram da saga "Harry Potter" podem não estar preparadas para este livro. E muitas das pessoas que poderiam verdadeiramente apreciar este livro, não o irão ler porque foi escrito por J.K. Rowling. Mas depois existem as pessoas como eu, adultos que leram e adoraram a saga de "Harry Potter" e que conseguem apreciar um complexo, realista e extremamente bem escrito drama. Mas tenho lido cada vez mais e mais críticas positivas a este livro, o que acredito que significa que este livro está agora a começar a ser "descoberto".

É um daqueles livros que me vai deixar saudades. E já agora, deixo aqui um público "obrigada" ao meu irmão que mo ofereceu no Natal.

Mesmo antes de acabar o livro, já tinha pensado para mim mesma que este iria originar o texto mais longo escrito aqui no blogue. Tinha razão. =)


"The mistake ninety-nine percent of humanity made, as far as Fats could see, was being ashamed of who they were; lying about it, trying to be somebody else."
- J.K. Rowling, The Casual Vacancy

Sem comentários:

Enviar um comentário